Moradores de algumas ruas do Boaçava tal como a rua dos Escultores, se uniram e iniciaram com sucesso a implantação da Vizinhança Solidária em seus quarteirões.

A SAB quer continuar essa iniciativa e estende-la a todas as ruas do Boaçava.

As pessoas interessadas em participar deverão entrar em contato com a Débora na sede da SAB.

Um pouco de história:

Segundo o soldado Gabriel Ligeiro da PM, a ideia da vizinhança solidária veio da polícia comunitária da Inglaterra. No Brasil o programa começou em Santo André em 2003.

O programa criado pela Polícia Militar de São Paulo, consiste em conscientizar as pessoas de uma comunidade do seu papel e responsabilidade para preservar sua segurança pessoal e coletiva, adotar medidas capazes de prevenir delitos, estabelecendo uma área vigiada pelos moradores, com apoio da PM.

A essência é a participação ativa da comunidade na comunicação sobre qualquer atitude suspeita na área, via grupo de whatsapp.

O Vizinhança Solidária começou no bairro do Itaim Bibi, na capital paulista, cresceu e virou lei estadual (nº 16.771/18). A iniciativa foi do então deputado estadual Coronel Álvaro Batista Camilo, atual secretário executivo da Polícia Militar.

O coronel Camilo lançou uma Cartilha da Vizinhança Solidária: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO E DICAS DE SEGURANÇA que pode ser acessada aqui no site da SAB ou diretamente no website do coronel Camilo:

https://docs.wixstatic.com/ugd/2d8e43_62831d7239ad45fcaad60dd2d457f1d2.pdf

A PM também disponibiliza muitas informações em seu em seu website:

http://www4.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/dpcdh/index.php/programa-vizinhanca-solidaria/

E lançou a nova Cartilha da Vizinhança Solidária que pode ser acessada aqui no site da SAB ou diretamente no site da PM:

http://www4.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/dpcdh/arq/downloads/VizinhancaSolidaria_2018.pdf

Para mais informações procurar a Débora na sede da SAB.